Wednesday, November 29, 2006

Pirateando

Estou me sentindo culpado... Será que é errado piratear? Refiro-me ao download e distribuição de softwares, música, video, enfim, tudo que tem copyright e que é ilegalmente distribuido na internet. Será que está errado baixar música e software de graça?

Que é ilegal, isso é sabido, com efeito. Mas aqui nos Estados Unidos, em especial, há uma propaganda moral fortíssima contra a pirataria. “Pirataria é roubo!”, “Você está roubando o dinheiro de outros”, “Você está prejudicando as companhias”. Muita gente leva isso a sério por aqui, de modo que se vc tem um software pirata, vai ter uma galera que vai olhar torto pra vc. E, é claro, há também uma pressão legal muito grande que intimida bastante.

De qualquer forma, a impressão que dá é que a pirataria só tende a crescer. Por mais que as companhias lutem na justiça, por mais que apelem pra imoralidade da pirataria, ela é inevitável. A tecnologia é outra, a relação com a informação agora é outra, e piratear é tão fácil, o risco é mínimo e o desejo de ter acesso a cada vez mais coisas é tão grande, que todo mundo o faz sem hesitar muito.

Mas o que vai acontecer, então? As grandes companhias vão perder o interesse por fabricar softwares de qualidade, produzir música e filmes? Sem a proteção à produção intelectual, quem vai investir numa pesquisa caríssima para desenvolver uma droga contra a AIDS, por exemplo? Quem vai produzir softwares de engenharia avançadíssimos e fundamentais como o MATLAB? Será que a humanidade vai parar de avançar por causa disso? Será que a música e os filmes vão cair de qualidade?

Calma, não é bem assim que a coisa funciona. Essa maneira de o mundo avançar, através de investimentos maciços de grandes companhias, é muito recente, é o modelo corrente, apenas. Olhando para o passado o que se percebe é que tecnologia, música, conhecimento sempre vão existir, sempre vão ser produzidos, embora o incentivo seja diferente, o contexto que os produz e a motivação sejam outros. Nenhuma companhia pagou pra Platão escrever a obra de maior qualidade que existe até hoje. Nem pra Schopenhauer pra que ele produzisse sua belíssima contribuição para o conhecimento humano. Não havia uma empreitera Odebretch pra construir as pirâmides do Egito. Arquitetura, astronomia, agricultura, matemática, tudo isso evoluiu sempre e em contextos totalmente diferentes. Aliás, com toda a diversidade de conjunturas anteriores a única coisa que parece realmente certa é que o desenvolvimento vai continuar sempre, e que o contexto no qual ele acontece vai ser sempre diferente, novo, inusitado.

A proteção ao conhecimento, o copyright, a patente, são a maneira como a produção intelectual tem sido feita ultimamente. Funcionou muito bem durante muito tempo, mas talvez agora tenha de acabar porque está se tornando inviável. Um novo contexto está se formando e, queiramos ou não, a mudança é iminente. Pense na internet, por exemplo. Ela não pertence a nenhuma empresa nem a ninguém, ela não é pública nem privada, e no entanto cresce muito hoje sem nenhum investimento “específico”; ela simplesmente emerge porque é necessária. O linux é produzido e é distribuído de graça. Não há copyright e mesmo assim o seu desenvolvimento funciona maravilhosamente bem. Não que dinheiro não esteja envolvido, mas a maneira pela qual ele entra, a motivação e conjuntura que viabiliza o empreendimento são outros.

Finalmente, quanto ao fato de ser ilegal piratear, eu diria que é apenas uma questão de tempo. As leis não são eternas, elas se adaptam à realidade e não o contrário. Elas representam, capturam a moralidade corrente. O aborto, por exemplo, é ilegal, mas é cada vez menos imoral. As leis estão mudando em função disso, e o aborto é agora permitido em vários países. Clonar seres humanos é antiético hoje, mas à medida que a nossa realidade muda, que a nossa compreensão do mundo se modifica, pode se tornar uma coisa banal e até mesmo legal. Em relação ao download, as leis protegem uma minoria muito restrita, enquanto o mundo inteiro, que quer ter o direito de baixar o que bem lhe entender, é prejudicado. O conceito de imoral nesse caso está mudando, porque quem “pirateia” não se considera um criminoso. Mas, é claro, as pessoas que estão perdendo com isso são muito poderosas e vão lutar ao máximo para atrasar o lado. Só lamento, eu digo, é uma briga perdida.

Bom, pra terminar vai a foto do pirata mais procurado dos sete mares. Quem souber do paradeiro desse criminoso reportar imediatamente às autoridades! Cuidado, ele já causou milhões de dólares de prejuízo às companhias!! hehehe


6 Comments:

Blogger Lara bacellar said...

tudo isos pra justificar que vc nao vai gastar seus dolares comprando cds e softwares originais eh? mao de vaca, avarento... rs
pra variar, vc dando uma de nostradamus, alias acabei o livro.
Bonzinho, nada de excepcional, mas que o cara era alguem alem do seu tempo, quanto a isso nao a discordia. beijo e saudade

4:11 AM  
Blogger Marcelo Caetano said...

Concordo com a Lara. Pára de fazer discurso político e tira o escorpião do bolso! E corta esse cabelo!
Beijo Greguin

5:13 AM  
Blogger Unknown said...

gregory, n tem mais nada pra fazer? tirar foto vestido de pirata? foi só pra mostrar o computer, né? hehe
bjão

5:28 PM  
Anonymous Anonymous said...

O Gregs realmente não tem nada melhor pra fazer: não sai mais do MSN, só fica baixando coisa da internet e, é claro, imaginando qual vai ser a próxima grande profecia hehe. Mas Gregs, vc força d+ a barra dizendo que "o Matlab é avançadíssimo" e "o Linux funciona maravilhosamente bem". Po! É eletricista mesmo hehe. So pergunto o seguinte: porque vc ainda usa Windows?(to vendo ali no seu laptop)
Outra coisa, da mesma forma que as leis, os piratas, etc. evoluem... a polícia também, e já está usando sites da Internet para identificar criminosos virtuais, principalmente quando o cara se entrega no próprio blog.
Abraço!

8:33 PM  
Anonymous Anonymous said...

Caro Corsário,
Copyleft Porra!

O copyright na forma moderna surgiu no início do séc. XVIII
na Inglaterra, dizem até q ela já existia no império romano mas isso é papo pra mais tarde,
a intenção da copyright neste momento era de proteger os inventores dos espertalhões,
ou seja, se vc investiu tempo e $
na invenção vc merece desfrutar os louros da mesma.
Após 300 anos a copyright ao invés de estimular o espírito inventivo
bloqueia áreas de conhecimento pois o saber não circula.
Compare o Internet Explorer com
o Mozilla Firefox a superioridade do navegador livre salta aos olhos, pq não poderíamos ter todos softwares necessários livres? ou pq não sermos livres?

Amplexus,
Dudarov.

10:06 AM  
Anonymous Anonymous said...

Caro Corsário,
Copyleft Porra!

O copyright na forma moderna surgiu no início do séc. XVIII
na Inglaterra, dizem até q ela já existia no império romano mas isso é papo pra mais tarde,
a intenção da copyright neste momento era de proteger os inventores dos espertalhões,
ou seja, se vc investiu tempo e $
na invenção vc merece desfrutar os louros da mesma.
Após 300 anos a copyright ao invés de estimular o espírito inventivo
bloqueia áreas de conhecimento pois o saber não circula.
Compare o Internet Explorer com
o Mozilla Firefox a superioridade do navegador livre salta aos olhos, pq não poderíamos ter todos softwares necessários livres? ou pq não sermos livres?

Amplexus,
Dudarov.

10:08 AM  

Post a Comment

<< Home