Thursday, December 07, 2006

O que é inteligência?

Pergunto a vocês, o que é inteligência? Difícil? Então vamos por partes: que é percepção, o que é memória, o que é intenção, o que é aprendizado? Junte a isso linguagem e consciência. Pronto, montamos a fórmula da cognição, a substância da inteligência. Então pergunto de novo, o que é inteligência? Resposta: o resultado emergente de processos cognitivos. – Por favor, não tenha a indelicadeza de perguntar o que é cognição, pode pegar mal.


Não se pode perguntar o que é cognição porque fundamentalmente não existe uma resposta a essa pergunta. A substância da inteligência exerce o papel da substância da vida, a alma. É uma explicação para quem não quer ouvir a resposta. A alma é a substância que dá animação, que dá vida. Quer saber o que é a alma, então pergunte a Deus!


O cientista cognitivo é o vitalista do pensamento científico moderno. Acho que simpatizo mais com os vitalistas, pelo menos eles têm um embasamento sólido: Deus. Já os cognitivistas, ou seja lá como se deve chamá-los, baseiam seu conhecimento no flutuante da especulação sem fundamento, realizam suas investigações empíricas na esperança de encontrar o que não se procura, e selecionam e formulam teorias de acordo com o grau de satisfação que elas proporcionam à sua vaidade.


O que é inteligência? É algo totalmente diferente de tudo que se pensou até hoje. Quer entendê-la? Renuncie a todas as concepções que vc tem sobre ela, todas aquelas que vc absorveu sem raciocinar o suficiente. Comece novamente, estude sem pré-conceitos e duvide de tudo o que se fala sobre ela. Por fim, seja esperto e nunca dê ouvidos a um psicólogo ou neurocientista.

8 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Infelizmente tô sem tempo de comentar a respeito do post mas, quero deixar registrado. Eu li!
E como deves imaginar...Não concordo com algumas coisas...A propósito? Estás com raiva da neurociência? ahahahahaha

Abração

1:23 PM  
Blogger Unknown said...

cara, vc tá viajando cada vez mais. pára com essa mania que querer dar a nós, reles mortais, suas receitas divinas do entendimento do universo! hahahaha

e quanto a perguntar da cognição e tal, dá uma de chique, vai pro grego, fala do radical do verbo gignosco e cognosco em latim e dá uma de sabido... não fica falando que é a alma! puta besteira!

bjão

3:09 AM  
Blogger Unknown said...

This comment has been removed by a blog administrator.

3:10 AM  
Blogger George Bezerra said...

Querida Dani, desculpe se o texto lhe ofendeu de alguma forma. O blog é aberto e acho excelente que vc dê sua opinião. Mas então coloca aí a definição do verbo em grego, por favor. Checa lá naquele seu dicionário de 300 dólares.

Agora depois vc me diz como foi que o significado utilizado pelos nossos amigos há 2000 anos petrificou e se tornou invariável no tempo, a ponto de no século 21 os nossos neurocientistas estarem usando com exatamente mesmo sentido. Me diz que cognição tem a mesma conotação antes de depois de Freud, ou antes e depois de Chomsky. Ou melhor, faz assim então, pergunta a um dos seus amigos neurocientistas o que é cognição e espera uma resposta que não seja mística. Por favor, estou curiosíssimo para saber a resposta que ele vai te dar.

Grande beijo.

6:16 AM  
Blogger George Bezerra said...

This comment has been removed by a blog administrator.

5:17 PM  
Blogger Unknown said...

uau! alguém ficou tocado! tava só te enchendo o saco, greg. magina que eu vou me pôr a discutir coisas bloggares...tô pra isso não... Sem falar que vc sabe que eu gosto sim dos seus posts, do jeitinho que vc escreve, todo convencido, quase completamente convinvente... fica sussa aí... bj

6:38 AM  
Blogger Unknown said...

Sim li mas não faz muito sentido com a realidadeeee!!!!


kiss

5:15 AM  
Anonymous Anonymous said...

O povo perece de conhecimento!!! ou inteligência !!! ou cognição!!!ou eis a questão?

7:14 AM  

Post a Comment

<< Home